Phoenix RDC - M.A.D.H.P
- Slim G
- 25 de mar. de 2019
- 5 min de leitura
01 Chiripiti x Prod by Lazuli
Na abertura do álbum Phoenix foi igual a si mesmo com uma abertura intensa, um fast flow e letras bastante trabalhadas. Este tema apresenta uma sonoridade mais trap onde o tema principal é droga e realidade vivida nas ruas, o mesmo também já confessou que é uma analogia com este álbum que é a verdadeira droga.
Queria destacar este verso:
“Se queres quiza, toma lá, dá cá
Aqui não há VISA, vá, vá, vá, vá
O último nigga que tentou roubar
Perdeu a vida (pa pa pa pa)”
Considero a forma como alterna entre quiza/Visa/Nigga torna o verso mais coeso. Por outro lado aprecio bastante a forma como finaliza os versos com 4x vá e o pa, apesar de simples e directo ao ouvido torna-se bastante apelativo.
02 Game Over x James Gold (CoProd: FotH&Lazuli)
Nesta música o Phoenix faz um statement a dizer que veio para matar o game para além disso faz uma dura crítica ao panorama nacional do hip-hop.
No 1º Verso Phoenix partilha a sua visão sobre o estado do hip hop actual que é bastante explícita: ”Nova Escola só traz leite azedo”. A condenar claramente o rumo que o Hip – Hop Português está a tomar onde os temas abordados são sempre os mesmos.
Há que dar o mérito ao Phoenix, “Já passaram 20 anos, vim cedo
Vejo muitos veteranos aos anos no rochedo”
Mas ele já não se compara a esses veteranos,uma mensagem que é reforçada com a intro do Sam The Kid nos 3Pancadas.
Inevitavelmente, a comparação com o William Carvalho foi outro ponto alto!
03 Fortnite
Esta música é um story telling onde o Phoenix RDC começa por se envolver num tiroteio para proteger o seu colega baleado. O colega ferido, Kalash e o Phoenix partem para cima dos russos para um ajuste de contas.
O desfecho deste ajuste de contas fica ao critério do ouvintes, com sirenes de ambulância no final da música.
A melodia do instrumental transporta-me para um sentimento de ansiedade e de constante expectativa. Parece que cada vez que a música avança, ouvimos a rima e pensamos, E agora que acontece? 04 Regime X Lazuli ft Keso
Este música tem uma com uma mensagem particularmente forte e interventiva, onde o principal alvo visado é o ambiente económico português. Faz uma comparação entre a relação entre Portugal e a EU com uma relação onde existe violência doméstica.
Relativamente ao verso do Keso, gostava de salientar os seguintes versos:
"Ao espírito santo e ao BPN
O ofertório é obrigatório
Trabalhas até cadáver
Reformas-te no teu velório"
A mencionar que somos obrigados a oferecer o dinheiro aos grandes banqueiros. A ironizar com a carga laboral que o povo português.
"Porque se esta casa é partidária
Eu 'tou a tirar partido (lembra-te)
Só de 4 em 4 anos
Eu tiro-te o vestido"
Com este verso, a minha interpretação, é que há uma enorme descrença no sistema político português e que apenas no período de eleições é que a democracia portuguesa enamora com o povo.
Para quem aprecia rap de intervenção claramente uma música a ter em consideração. 05 Coc&weed x James Gold
Mais uma vez o hustle vivido pelo Phoenix a ser tema, com grande agressividade num instrumental muito bem conseguido pelo James Gold, onde também é relatado o modo de atuar das forças de intervenção e segurança pública.
06 DASSS X Sulobeats ft. JR. (Moçambique)
Nesta música o Phoenix aborda os tipicos fakes friends que aparecem com o sucesso.
O Jair entrou muito bem na música onde a temática foi muito bem abordada,os diferentes flows usados pelo mesmo vieram elevar a fasquia da música.
Um refrão muito bem conseguido, criativo, melódico e a reforçar o tema. A começar com Foda-se e a forma como termina cada linha torna-o bastante catchy. 07 Bla Bla Bla X Prod. Sam The Kid
Com um grande trabalho de Sam The Kid, Phoenix conta-nos como foi “queimado” e abordado pela polícia (o arrombo da polícia, a descredibilização da carreira musical de Phoenix). O mesmo transporta-nos para uma viagem atribulada e cativante até ao último segundo da música.
É de salientar o diálogo com a juíza. É interessantíssimo, o nível de linguagem utilizado, o modo como este foi incorporado na letra e o contexto em que foi utilizado é simplesmente, notável.
08 Beatoven FT. Gonçalo Santos - 1200pm REMORSOS T1. E3
Numa das músicas mais sentimentais do álbum é contada a história de um assalto com um final triste, onde o melhor amigo de Phoenix acaba por partir. O facto de ter sido ele a insistir neste assalto fez com que Phoenix carregasse um sentimento de culpa. Torna-se bastante saliente estas emoção quando diz: Já passaram 10 anos, mas ainda penso, isso me vence consequentemente no verso 2, demonstrando comportamentos de depressão e pensamentos suicidas.
Participar numa música com tanto sentimento e significado, para Gonçalo Santos não deve ter sido fácil mas a sua melodia,voz veio acrescentar bastante valor e conseguiu preencher este espaço da música de forma sublime.
Uma música que nos faz pensar sobre tudo o que nos rodeia,obriga-nos a reflectir sobre as nossas prioridades e o que realmente é importante na nossa vida!
09 Híbrida FT Annie Vybz
Uma groupie do Phoenix RDC destaca-se na frontline do seu concerto, uma história sexual e ardente começa mas acabaria por se tornar em algo inesperado. Na minha opinião, a forma como entrou na música Annie Vybz não foi bem conseguida, mas a partir do momento que o Phoenix começa a rimar….
10 Inquebrável Ft Jhessyca Lancelot Xibi Scorp
(Não me analisarei)
11 Money Ft Sobz Baba Soul
Num registo totalmente inédito, a mostrar a sua versatilidade num ritmo mais mexido. Onde a corrida atrás do cash é o principal tema. A abordagem é totalmente diferente do habitual mas a estratégia foi claramente bem sucedida.
12 ...
O início da música com o piano estabelece o o tom e o carácter da música. Bastante íntima, retrata o relacionamento dos seus pais e como este foi perdendo o brilho com o passar do tempo. Um tema bastante forma que nunca fez tanto sentido visto ser um tema muito actual na nossa sociedade. 13 Anunnaki x Beat by Beatoven
Nesta música o Phoenix descreve o seu percurso ao longo destes 20 anos. No 1º verso de destaco que ele abandonou o trabalho com 2 filhos e foi gravar para um estúdio que não era dele, uma atitude respeitável. Já no segundo verso, a street life perseguia-o e quando finalmente conseguiu mudar de vida, um julgamento quase terminava a sua carreira musical antes sequer de a ter começado.
O terceiro verso para mim o melhor do álbum, retrata uma mentalidade vencedora e como conseguiu ter sucesso, quem me conhece sabe que eu aprecio esse bastante esse tipo de mensagem.
"Passei de fato de treino a um fato fino
Hoje durmo descansado e sou o orgulho dos meus filhos
Eu não sou underrated, sinto o vosso feedback
Vendi areia no deserto e deu certo."
Para mim, a melhor música do álbum pelo conteúdo motivacional deste 3º verso, pela intensidade e por último, pela sonoridade escolhida.
14 Vencedor
Por vezes diz-se, menos é mais, nesta última faixa do álbum foi claramente o caso. Acompanhado quase só por uma guitarra tenta transmitir que o principal ingrediente para o sucesso foi continuar “Sem medos” mesmo quando os dias são cinzentos.
Mais uma vez a mostrar a sua versatilidade e a por calma na fervura e neste turbilhão de emoções que nos trouxe!

Overall:
- As participações do Jair MC, Keso e Gonçalo Santos vieram enriquecer bastante as canções e ajudaram a elevar a qualidade e o patamar do M.A.D.H.P.
- A versatilidade de instrumentais é definitivamente um ponto positivo, dá para todos os gostos.
- Deste o último álbum American Express em 2017, nota-se uma evolução no Phoenix, mas a forma como foi capaz de preencher os instrumentais é indescritível.
A mensagem e letra trabalhada são o apogeu deste álbum. Para quem gosta de barras, intensidade é definitivamente um álbum a ouvir e ouvir e ouvir e ouvir e ouvir e ouvir!
Comentarios